Ano Novo: pequenas mudanças resultados para a saúde

Ano Novo: pequenas mudanças resultados para a saúde

Todo ano, tentamos traçar um plano de metas visando a perda de peso corporal, mas muitas vezes nos deparamos com dificuldades não esperadas, e mesmo estas sendo transponíveis, as usamos como desculpas para postergar as mudanças que precisamos.

Assim, o que posso dizer é:

  • Em se falando de peso corporal, entender que o cérebro está no comando das decisões é importante! Existem conexões neurais que emitem sinais de fome e saciedade. Isto depende do peso corporal atual, das escolhas alimentares, do tipo de exercício físico que é realizado no dia-a-dia, das horas que comemos, dos intervalos entre as refeições, das horas de sono, do uso de bebidas alcóolicas, do tempo que sofremos com o excesso de peso, enfim, cada corpo responde, dependendo de nosso perfil e também das escolhas, as quais são comandadas pelo cérebro (Veja o e-book Saber Emagrecer).
  • Não adianta achar que as regras que servem para outras pessoas são as mesmas para Você! Cada pessoa responde e reage frente aos estímulos do corpo e da mente de maneiras diferentes.
  • Então, cada pessoa precisa de um planejamento individualizado e sistematizado, visando o alcande de metas de redução de peso corporal.
  • Reduzir o peso corporal não precisa estar associado à perdas, e sim, a ganhos em sáude, principalmente.
  • Isto significa que Você precisa respeitar os seus limites físicos e emocianais, traçar metas, e não procurar milagres.
  • Pequenas mudanças podem gerar resultados duradouros. Estudos no nosso grupo da UNIFESP demonstraram que a partir da redução de 5% no peso corporal já podemos controlar alguns fatores de risco para doenças no coração em adolescentes com obesidade. E, a partir de 10% de redução no peso corporal os efeitos são mais acentuados.
  • Portanto, não precisamos esperar reduções drásticas no peso corporal para obtermos benefícios para a saúde!
  • Pense nisso, e faça um passo por vez! Mas, tenha a certeza que Você é capaz!
  • Não desista de seus sonhos e planos!
  • Boa sorte!

Sobre o Autor

Olá, sou professora livre-docente da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) especialista em obesidade, emagrecimento e saúde. Me sinto grata pelos resultados dos trabalhos clínicos desenvolvidos durante mais de 30 anos em centros de pesquisa avançados e pelos resultados positivos no tratamento para a perda de peso realizados na UNIFESP. Meu principal objetivo é compartilhar com vocês esses achados, mantê-los informados com conteúdo fonte e tudo do que há de mais novo no mundo da ciência quando o assunto é o emagrecimento consciente e saudável.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *