FGF21 (fator de crescimento de fibroblastos) na perda de peso corporal

FGF21 (fator de crescimento de fibroblastos) na perda de peso corporal

O Fator de Crescimento de Fibroblastos, é um novo hormônio com efeitos metabólicos importantes. Veja porque!

Este hormônio teve inicialmente seu papel descrito no combate ao diabetes, devido à sua função em aumentar o consumo de açúcar no sangue e diminuir a resistência à ação da insulina! No entanto, mais recentemente, se verificou que o mesmo pode aumentar o gasto energético, a termogênese e a taxa metabólica diária em seres humanos. Ele ativa o fenômeno denominado ¨browning¨, no qual nosso corpo favorece o aumento de tecido gorduroso marrom (mais termogênico, aumenta produção de calor) e redução na gordura branca (menos ativa).

Ele pode provocar efeitos benéficos ao metabolismo, tanto em resposta ao exercício físico como ao controle nutricional. Desse modo, escolha os melhores exercícios físicos e a melhor dieta, favorecendo o aumento do FGF21 na corrente sanguínea.

Além disso, em pessoas com excesso de peso corporal, este hormônio pode apresentar resistência, não funcionando adequadamente. Porém, a redução no peso corporal pode reverter este distúrbio metabólico.

Este hormônio é abundantemente secretado pelo fígado, em menor quantidade pelo tecido adiposo, músculo e coração. Apesar de não ser expresso no cérebro, ele se liga aos seus receptores hipotalâmicos, favorecendo o controle da fome e aumentando o gasto energético.

No tecido gorduroso, ativa a produção do principal hormônio que controla a inflamação (adiponectina), a qual alcança a corrente sanguínea e reduz a quantidade de colesterol. Desse modo, atua prevenindo as doenças no coração.

Outra novidade é que algumas indústrias farmacêuticas já estão testando medicamentos análogos ao FGF21. Portanto, consulte seu médico!

Sobre o Autor

Olá, sou professora livre-docente da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) especialista em obesidade, emagrecimento e saúde. Me sinto grata pelos resultados dos trabalhos clínicos desenvolvidos durante mais de 30 anos em centros de pesquisa avançados e pelos resultados positivos no tratamento para a perda de peso realizados na UNIFESP. Meu principal objetivo é compartilhar com vocês esses achados, mantê-los informados com conteúdo fonte e tudo do que há de mais novo no mundo da ciência quando o assunto é o emagrecimento consciente e saudável.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *