Excesso de peso corporal e bullying nas escolas

Excesso de peso corporal e bullying nas escolas

Você sabia que crianças ou adolescentes com excesso de peso corporal apresentam tres vezes (3X) mais chances de sofrerem Bullying na escola? – Este dado alarmante foi veiculado ontem à noite no Canal Discovery Home & Health. Em um relato de uma adolescente com 130kg de peso corporal, ela mencionou que ir à escola é uma tortura, e que a vontade dela é de simplesmente desaparecer.  O resultado do Bullying na Escola, pode ser ainda mais catastrófico, pois além de intimidar a adolescente, leva ao isolamento social, estados de ansiedade, depressão e descaso com a vida. Isto pode ainda dificultar o ambiente favorável ao aprendizado. Todos estes fatores dificultam o processo de mudanças no estilo de vida que podem favorecer o controle de peso corporal.

Bullying é uma palavra de origem inglesa que significa intimidação. É um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de caráter intencional, por repetidas vezes, de um indívíduo contra outro ou de grupos. Assim, evitar o Bullying na Escola deve ser um processo de educação continuada, onde as crianças e adolescentes aprendam o valor da inclusão social, do carinho, do respeito e do afeto; e não da exclusão de pessoas que apresentam problemas de saúde. A saúde é um direito universal e deve ser respeitado por todos, desde a idade precoce.

Professores, pais e alunos devem ser esclarecidos sobre como evitar este tipo de agressão, tanto na escola quanto no ambiente familiar!

Bullying na Escola: diga não!

Sobre o Autor

Olá, sou professora livre-docente da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) especialista em obesidade, emagrecimento e saúde. Me sinto grata pelos resultados dos trabalhos clínicos desenvolvidos durante mais de 30 anos em centros de pesquisa avançados e pelos resultados positivos no tratamento para a perda de peso realizados na UNIFESP. Meu principal objetivo é compartilhar com vocês esses achados, mantê-los informados com conteúdo fonte e tudo do que há de mais novo no mundo da ciência quando o assunto é o emagrecimento consciente e saudável.

5 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *