MÍDIAS DIGITAIS COMO COADJUVANTES DE TERAPIAS INTERDISCIPLINARES PARA O EMAGRECIMENTO

Recente projeto de pesquisa, financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Processo -2017/07372-1), será destaque no Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), a ser realizado em Brasília;  e Congresso Europeu de Obesidade (ECO), a ser realizado em Viena, Áustria.

Resultados dessa pesquisa coordenados por nosso grupo (Grupo de Estudos da Obesidade – UNIFESP), tema de Doutorado de Paola Próspero Machado e Samantha Rhein, demonstraram que o uso de Processo de Educação em Sáude Digital pode ser útil no controle da obesidade e suas comorbidades.

Neste sentido, verificamos que a terapia interdisciplinar (médico, nutricionista, educador físico e psicólogo), associada a este modelo digital (#12semanaspro), foi efetivo em reduzir a massa corporal, a gordura corporal total e central, bem como os fatores relacionados à imagem corporal.

Além disso, este modelo clínico com suporte educativo online, foi efetivo em reduzir alterações lipídicas no sangue.

Assim, acreditamos que não somente a obesidade, mas também outros fatores de risco, podem ser melhorados a partir de estratégias complementares, ou seja, a prática clínica associada à educação em saúde para mudanças no estilo de vida.

Em longa prazo isto pode ser importante como estratégia de prevenção e controle em uma população mais ampla, nacional, já que nossos resultados foram testados preliminarmente em um grupo específico de pessoas do estado de São Paulo.

 

Sobre o Autor

Olá, sou professora livre-docente da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) especialista em obesidade, emagrecimento e saúde. Me sinto grata pelos resultados dos trabalhos clínicos desenvolvidos durante mais de 30 anos em centros de pesquisa avançados e pelos resultados positivos no tratamento para a perda de peso realizados na UNIFESP. Meu principal objetivo é compartilhar com vocês esses achados, mantê-los informados com conteúdo fonte e tudo do que há de mais novo no mundo da ciência quando o assunto é o emagrecimento consciente e saudável.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *