Novidades do Congresso Internacional de Obesidade realizado em Vancouver – Canadá 2016

Novidades do Congresso Internacional de Obesidade realizado em Vancouver – Canadá 2016

Durante o Congresso Internacional de Obesidade, realizado de 1 a 4 de maio de 2016, em Vancouver no Canadá, tivemos a oportunidade de assistir inúmeras palestras. Entre estas, foram apresentados dados relevantes, confirmando o conceito recente de que o tecido adiposo humano é metabolicamente ativo, e tem sido alvo de interesse para aplicações clínicas em obesidade. Além disso, nosso grupo de estudos, teve o privilégio de apresentar alguns trabalhos nesta área.

Verificamos recentemente que aplicações do laser de baixa intensidade (LLLT) associado ao treinamento físico pode aumentar a concentração circulante de FGF21 (Fator de Crescimento de Fibroblastos 21). O aumento deste novo hormônio na circulação sanguinea, obtido após terapia em mulheres adultas com obesidade apresentou-se associado ao aumento da termogênese e da taxa metabólica diária (isto favorece o emagrecimento e evita o efeito sanfona).

Além disso, quando este hormônio aumentou apos a perda de peso corporal, favoreceu o aumento da adiponectina circulante, principal hormônio protetor contra doenças no coração. Surpreendentemente, mostramos pela primeira vez na literatura que o aumento do FGF21 após o emagrecimento reduziu a concentração circulante de neuropeptídeo Y (NPY), principal fator orexígeno, que aumenta a fome.

Portanto, fique ligado! O grupo de Estudos da Obesidade – da UNIFESP, está selecionando novos voluntários para este tratamento.

Sobre o Autor

Olá, sou professora livre-docente da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) especialista em obesidade, emagrecimento e saúde. Me sinto grata pelos resultados dos trabalhos clínicos desenvolvidos durante mais de 30 anos em centros de pesquisa avançados e pelos resultados positivos no tratamento para a perda de peso realizados na UNIFESP. Meu principal objetivo é compartilhar com vocês esses achados, mantê-los informados com conteúdo fonte e tudo do que há de mais novo no mundo da ciência quando o assunto é o emagrecimento consciente e saudável.

2 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *