O poder da célula bege para o emagrecimento: efeitos do exercício físico

O poder da célula bege para o emagrecimento: efeitos do exercício físico

Recentemente se descobriu que a massa de gordura distribuída pelo corpo humano não é inerte, servindo apenas como depósito de energia. A gordura corporal atua de forma ampla regulando o nosso metabolismo, tanto com ações no próprio depósito de gordura, como emitindo sinais ao cérebro.

Neste sentido, importante lembrar que para ocorrer o emagrecimento o metabolismo precisa ser ativado.

Uma das formas conhecidas é por meio do exercício físico. E de que forma isto ocorre? – O exercício físico, após um período de treinamento pode modificar profundamente a constituição da gordura, favorecendo a perda de massa corporal.

  1. – o exercício físico reduz o tamanho das células de gordura;
  2. – o exercício físico reduz a quantidade de lipídios no sangue;
  3. – o exercício físico favorece a formação de células Bege (aceleram o metabolismo), recrutando células brancas e marrons presentes no tecido adiposo branco. Este fenômeno é conhecido como Browning, ou seja, transformação de células brancas em bege, o que resulta na perda de peso corporal.
  4. – O exercício físico aumenta o gasto energético e a termogênese, o que favorece o ciclo do emagrecimento.
  5. – O exercício físico melhora a função mitocondrial no tecido adiposo branco e muscular, reduzindo chances de doenças relacionadas ao excesso de peso corporal (melhora a comunicação músculo/massa de gordura, favorecendo a perda de peso corporal.

Portanto, usufrua dos efeitos do exercício físico! Mova-se!

Sobre o Autor

Olá, sou professora livre-docente da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) especialista em obesidade, emagrecimento e saúde. Me sinto grata pelos resultados dos trabalhos clínicos desenvolvidos durante mais de 30 anos em centros de pesquisa avançados e pelos resultados positivos no tratamento para a perda de peso realizados na UNIFESP. Meu principal objetivo é compartilhar com vocês esses achados, mantê-los informados com conteúdo fonte e tudo do que há de mais novo no mundo da ciência quando o assunto é o emagrecimento consciente e saudável.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *