O que é sobrepeso?

O que é sobrepeso?

Entende-se por sobrepeso o aumento de peso corporal, em relação aos critérios de crescimento normal, estabelecidos a partir de estudos populacionais.

Este pode ser decorrente de aumento na massa magra corporal (massa muscular e óssea), e não especificamente de aumento na massa adiposa (tecido formado por gordura).

Assim, muitos atletas podem ter sobrepeso sem necessariamente estarem com obesidade, pois o treinamento físico pode aumentar tanto a massa muscular quanto a óssea, e, desta forma, o peso pode atingir valores acima do esperado.

Portanto, uma pessoa pode ter seu peso aumentado sem estar obesa (p. ex., por aumento do tecido muscular e ósseo).

Sobre o Autor

Olá, sou professora livre-docente da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) especialista em obesidade, emagrecimento e saúde. Me sinto grata pelos resultados dos trabalhos clínicos desenvolvidos durante mais de 30 anos em centros de pesquisa avançados e pelos resultados positivos no tratamento para a perda de peso realizados na UNIFESP. Meu principal objetivo é compartilhar com vocês esses achados, mantê-los informados com conteúdo fonte e tudo do que há de mais novo no mundo da ciência quando o assunto é o emagrecimento consciente e saudável.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *