Quem controla a ingestão alimentar? O corpo ou o cérebro?

Quem controla a ingestão alimentar? O corpo ou o cérebro?

Existem dois sistemas que controlam a ingestão de alimentos. O primeiro é denominado de sistema homeostático; o segundo sistema hedônico.

O que é isto?

Durante o ciclo do emagrecimento, a ingestão alimentar, que é uma necessidade fisiológica, ocorre para garantir a nossa sobrevivência.

Isto é mediado pelo hipotálamo no nosso cérebro (sistema homeostático).

No entanto, o desejo de consumir alimentos atrativos às nossas sensações provenientes do cheiro, da textura, do paladar, é regulado por outras áreas do cérebro (sistema hedônico).

O sistema hedônico age em constante interação com o sistema homeostático para regular o peso corporal.

Porém,  os atrativos sensoriais dos alimentos podem se tornar dominantes para as nossas escolhas e preferências alimentares, e desse modo, podem contribuir para o ganho de peso.

Pense nisto, nós somos donos do nosso corpo e do nosso cérebro, mas, existem comandos que regem as nossas escolhas!

Sobre o Autor

Olá, sou professora livre-docente da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) especialista em obesidade, emagrecimento e saúde. Me sinto grata pelos resultados dos trabalhos clínicos desenvolvidos durante mais de 30 anos em centros de pesquisa avançados e pelos resultados positivos no tratamento para a perda de peso realizados na UNIFESP. Meu principal objetivo é compartilhar com vocês esses achados, mantê-los informados com conteúdo fonte e tudo do que há de mais novo no mundo da ciência quando o assunto é o emagrecimento consciente e saudável.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *